Ilhas

Boavista

È uma ilha do grupo do Barlavento de Cabo Verde. De todas as 10 ilhas do arquipélago, é a situada mais a leste, distando apenas 455 km da costa africana. A maior povoação da ilha é a vila de Sal Rei, com cerca de 2500 habitantes. Boa Vista tem as mais extensas praias de Cabo Verde e tem sido recentemente alvo dos investidores turísticos, que construíram vários hotéis e infra-estruturas turísticas. Há boas condições para mergulho, livre ou autónomo, nos diversos ilhéus que rodeiam a ilha.

 

Brava

È uma ilha e concelho do Sotavento de Cabo Verde. A sua maior povoação é a vila de Nova Sintra. O único concelho da ilha tem cerca de sete mil habitantes. Com 67 km², Brava é a menor das ilhas habitadas de Cabo Verde, e tem uma densidade populacional de 101,49/km². A ilha tem uma escola, um liceu, uma igreja e uma praça, a Praça Eugénio Tavares.

 

Maio

Ilha do arquipélago de Cabo Verde, Maio tem 269 km2, com um comprimento máximo de 24 km e uma largura de 16 km, albergando uma população de cerca de 6700 habitantes (2000). Pertence ao grupo do sotavento e fica a sul da ilha da Boavista e a este de Santiago, que está a uma distância de 25 quilómetros. Chama-se Maio por ter sido descoberta a 1 de Maio de 1460.

Trata-se de uma ilha de origem vulcânica, mas, mesmo assim, de características planas e a sua maior elevação é o Monte Penoso com 436 metros de altura.

A ilha de Maio foi descoberta em 1460 e o seu povoamento só ocorreu no final do século XVI, depois do território ter sido utilizado para a criação de gado, especialmente caprino. O povoamento da ilha surgiu em consequência da exploração do sal, que era exportado, por exemplo, para o Brasil, actividade que se manteve até ao século XIX. Paralelamente manteve-se a agricultura e ao pastoreio. No entanto, no século XX, devido às constantes situações de seca, muitos habitantes de Maio deixaram a ilha.

Entretanto, para ajudar ao desenvolvimento económica foram criadas diversas cooperativas destinadas a fazer progredir a cerâmica artesanal.

A maior localidade da ilha de Maio é Vila do Maio, também conhecida por Porto Inglês (por lá aportarem no passado inúmeros barcos ingleses), que tem cerca de 1500 habitantes. Vila do Maio é a sede da ilha (que só tem uma freguesia ? Nossa Senhora da Luz) e conheceu tempos de prosperidade quando os ingleses exportavam o sal da ilha para a Europa a partir daquele porto. Junto à vila existe um forte, construído no século XVIII para defender a ilha dos ataques de piratas.

Apesar de ser uma das ilhas mais áridas tem o maior perímetro florestal de Cabo Verde, uma mancha de 3500 hectares, composta essencialmente por acácias, fruto de um plano de reflorestamento. Fica junto a Calheta, uma povoação que vive da pesca e que é a segunda maior localidade da ilha.

A parte norte da ilha está bastante desertificada devido a acção erosiva dos ventos fortes de noroeste, provenientes do mar. A ilha de Maio caracteriza-se ainda pelas suas longas praias de areia fina.

 

Sal

Ilha do arquipélago de Cabo Verde, Sal tem 216 km2, um comprimento máximo de 30km e uma população de cerca de 14 800 habitantes (2000).
Apesar de ser de origem vulcânica a Ilha do Sal é plana. A maior elevação da ilha tem 406 metros e chama-se Monte Grande.
Trata-se de um território muito árido, com pouca vegetação, sendo das ilhas de Cabo Verde uma das que está mais próxima de África, tendo, portanto, condições climatéricas muito semelhantes. Em média, por ano, há cerca de 350 dias de sol.
A Ilha do Sal está situada no barlavento do arquipélago e incluída num grupo de três ilhas mais a norte, juntamente com Boavista e Maio, com praias de areia.
A Ilha do Sal foi descoberta a 3 de Dezembro de 1460 e, na altura, nomeada Llana. Apenas mudou o nome para Sal quando foram descobertos os depósitos de sal em Pedra de Lume.
Dotada de uma lagoa natural numa antiga cratera, por onde entra o mar e se evapora, começou a ser desenvolvido, no século XVIII, o comércio de sal. Houve um maior desenvolvimento a partir de 1919 graças ao investimento de uma companhia francesa, que exportava o produto para a Europa, África e Brasil. Este negócio, contudo, deixou de ser significativo em meados do século XX.
Em 1939, por iniciativa italiana, foi inaugurado um aeroporto internacional na ilha, dotada de uma boa posição estratégica em pleno Oceano Atlântico. O aeroporto serviria de plataforma nas viagens para o continente americano. Este desenvolvimento levou a uma grande migração de pessoas da Ilha de São Nicolau para o Sal. Hoje em dia o aeroporto, renomeado Amílcar Cabral, é o principal ponto de entrada em Cabo Verde, nomeadamente para os milhares de turistas que visitam o arquipélago, negócio que tem crescido nas duas últimas décadas. A aposta no turismo, nos últimos anos, tem ficado patente na construção de grandes complexos turísticos.
A Ilha do Sal tem apenas um município, precisamente chamado Sal, e uma freguesia, Nossa Senhora das Dores. A maior povoação da ilha, Vila dos Espargos, onde fica o aeroporto internacional, tem cerca de oito mil habitantes. A principal actividade económica é o turismo, depois de já ter sido a pesca e a extracção de sal. Perto fica a vila de Santa Maria, onde está a praia de Santa Maria, um dos principais pontos turísticos do país.
Na costa leste da ilha fica Pedra Lume, onde estão as salinas. No lado oposto, em Palmeira, fica o porto principal da ilha, por onde entram as importações, e também onde estão as unidades de dessalinização da água e a central eléctrica.
 

Sâo Nicolau

 

 

Ilha de Cabo Verde, São Nicolau tem 343 km2, para uma largura máxima de 25 km e um comprimento de 50 km, situando-se no barlavento do arquipélago entre São Vicente e Sal. Trata-se uma ilha de origem vulcânica com um relevo muito acidentado. O Monte Gordo, com 1304 metros, é o seu ponto mais elevado.

Actualmente, São Nicolau tem cerca de 13 500 habitantes (2000) e a sede da ilha é Ribeira Brava. Outra localidade conhecida é o Tarrafal.

A ilha de São Nicolau está dividida em dois municípios, São Nicolau e Tarrafal de São Nicolau, desde 2005, depois de anteriormente ter existido apenas um município. Na ilha há três freguesias: Nossa Senhora da Lapa, Nossa Senhora do Rosário e São Francisco.

O município de São Nicolau inclui ainda três ilhas desabitadas, Santa Luzia, Branco e Razo, que em tempos foram administradas pelo município de São Vicente.

A parte oeste da ilha tem mais vegetação, agricultura e população, enquanto o leste é mais árido. Devido ao relevo acidentado, há muito vales em São Nicolau, a maior parte dos quais estreitos e profundos. Apenas no Vale da Fajã, o mais largo, existe actividade agrícola. A agricultura é mesmo a principal actividade económica da ilha, apesar dos grandes períodos de seca que assolam o território. Na década de 40 do século XX, a fome assolou a ilha, o que provocou uma grande vaga de emigração, principalmente em direcção a São Tomé e Príncipe.

A produção de café foi um dos primeiros negócios a imperar, seguindo-se o açúcar e as pescas, havendo também uma relevante indústria conserveira. A pesca é actualmente das actividades principais dos habitantes de São Nicolau, assim como o turismo. A ilha tem praias de areia negra e uma grande abundância de peixe, que atrai pescadores de todo o mundo.

A ilha foi descoberta em 1461 e o seu povoamento começou no século XVII, já que se tratava de uma das ilhas de Cabo Verde com mais água. Na altura, a primeira localidade a ser fundada chamava-se Porta do Lapa. No entanto, devido aos frequentes ataques de piratas, a população mudou-se em massa para Ribeira Brava, onde foi construída a fortaleza de Preguiça.

Em Ribeira Brava foi erigido, em 1866, o primeiro seminário do arquipélago que acabou por se tornar uma referência do ensino em Cabo Verde, mesmo para laicos. Ribeira Brava acabou por ser considerada uma referência a nível intelectual da África ocidental. O círculo intelectual de Cabo Verde esteve durante muitos anos sediado em São Nicolau, onde foi criado, em 1936, o movimento literário "Claridade".

O símbolo da ilha é o dragoeiro, planta ornamental que produz resina vermelha.

 

Fogo

Ilha do arquipélago de Cabo Verde, Fogo tem 476 km2, 31 km de comprimento por 29 km de largura, albergando cerca de 37 400 habitantes (2000). A sede do Fogo é São Filipe, cidade com cerca de 6000 habitantes.
A ilha do Fogo está dividida em três municípios: Mosteiros (que inclui a freguesia de Nossa Senhora da Ajuda), Santa Catarina do Fogo (Santa Catarina) e São Filipe (São Lourenço e Nossa Senhora da Conceição).
A ilha foi descoberta em Maio de 1460, juntamente com as ilhas de Maio e Santiago, e foi a segunda do arquipélago de Cabo Verde a ser povoada, logo a seguir a Santiago, de quem está próxima, a cerca de 50 km. Inicialmente, a ilha do Fogo chamava-se São Filipe, tendo mudado de nome, provavelmente, por causa do vulcão que alberga.
A ilha tem o formato de um vulcão, que ainda está activo, e o topo deste é o ponto mais alto do território, com 2829 metros. A última erupção aconteceu em Abril de 1995. A cratera do vulcão tem 9 km e paredes com mil metros de altura.
Pouco anos depois de ter sido descoberta, a actual ilha do Fogo ganhou grande importância na economia de Cabo Verde. O algodão plantado na ilha passou a ser a moeda de compra de escravos na costa africana, numa altura em que só era possível resgatá-los com mercadorias produzidas no arquipélago.
No entanto, devido às constantes secas que desde sempre assolaram o Fogo, muitos habitantes optaram por emigrar, especialmente a partir de finais do século XVIII e no século XIX. Os habitantes do Fogo aproveitavam a passagem dos baleeiros norte-americanos nos portos de Cabo Verde para poderem viajar para os Estados Unidos da América, onde havia procura de mão-de-obra.
Por ter solos de terra fértil, favoráveis à agricultura, a ilha foi, desde logo, escolhida para ser povoada. Entre as actividades agrícolas do Fogo destacam-se a produção de café e de vinho. Posteriormente, desenvolveu-se a produção de algodão e de bens agro-industriais, como as conservas, que viriam a ser exportados para os Estados Unidos da América, país com quem Cabo Verde, devido à emigração, mantinha relações privilegiadas. A produção do vinho "Manecom" é feita na aldeia de Chã das Caldeiras, onde os cerca de 300 habitantes locais plantam as vinhas nas terras férteis na base do vulcão. O café é essencialmente proveniente de Mosteiros, localidade do norte da ilha com cerca de 600 moradores, sendo assim a segunda maior do Fogo, atrás de São Filipe.
 

Santo Antâo

 

Ilha de Cabo Verde, Santo Antão tem 779 km2, para uma largura aproximada de 20 km e um comprimento de 40 km, albergando cerca de 47 mil habitantes (2000). É a segunda maior ilha do arquipélago, a seguir a Santiago, e a mais ocidental, estando inserida no grupo do barlavento. O nome Santo Antão foi atribuído em função do dia em que foi descoberta, 17 de Janeiro de 1462, correspondente àquele santo.

A ilha mais próxima é São Vicente, da qual está separada pelo canal de São Vicente.

Santo Antão é uma ilha de origem vulcânica e o constante aumento da temperatura da água do mar na região de Ponta do Sol pode ser um indicativo de uma eventual erupção.

O ponto mais alto da ilha fica situado no Tope de Coroa, um vulcão inactivo, com 1979 metros de altura.

A paisagem de Santo Antão é bastante diversificada. Na parte ocidental, a ilha é desértica. Na parte central, zona de planaltos, o clima é fresco e húmido, com presença de eucaliptos, ciprestes, pinheiros e acácias. Por fim, na parte oriental, há bastante vegetação e é uma zona de forte presença de actividade agrícola. Santo Antão é a ilha de Cabo Verde onde há mais precipitação, o que ajuda a que a agricultura seja a principal actividade económica local. Nomeadamente, é produzida cana-de-açúcar, que permite a confecção de grogue, bebida típica de Cabo Verde que ainda hoje é feita de modo artesanal. A produção agrícola estende-se ao inhame, mandioca, banana, manga e milho.

Nos últimos anos o sector do turismo tem crescido bastante em Santo Antão e trazido novos proveitos financeiros à ilha, aproveitando o facto do território permitir longas caminhadas e favorecer o ecoturismo.

Ribeira Grande é sede da ilha e fica na costa nordeste, mas Porto Novo, no sul, é a maior vila de Santo Antão, tendo crescido, nomeadamente, devido à presença de um porto por onde é feito o transporte dos produtos agrícolas para as outras ilhas cabo-verdianas.

Santo Antão tem três concelhos, Paul, Porto Novo e Ribeira Grande, e sete freguesias: Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Livramento, Santo Crucifixo, São Pedro Apóstolo, Santo António das Pombas, São João Baptista e Santo André.

Perto da Ribeira Grande fica Ponta do Sol, onde está localizado o aeroporto.

A ilha, descoberta em 1462, começou a ser povoada em 1548, mas sem grande sucesso. Já no século XVII, colonos das ilhas cabo-verdianas de Santiago e Fogo, maioritariamente oriundos do Norte de Portugal, mudaram-se para Santo Antão e fundaram a localidade de Povoação, hoje em dia Ribeira Grande. Apenas no início do século XIX, com a construção de uma via que atravessava o acidentado relevo do território, foi possível ligar Ribeira Grande e Porto Novo. Assim, a população da Ribeira Grande passou a poder enviar os seus produtos para Porto Novo, de onde eram transportados por via marítima para outras ilhas.

 Santiago

 

Ilha do arquipélago de Cabo Verde, Santiago tem 991 km2, com 75 km de comprimento e 35 km de largura máxima, e lá habitam cerca de 236 mil habitantes (2000). Situada no sotavento, é a maior das ilhas de Cabo Verde e nela se localiza a capital do país, a cidade da Praia.

A ilha de Santiago, a primeira do arquipélago a ser habitada, fica a cerca de 25 km de Maio e a 50 km do Fogo.

Santiago, de origem vulcânica, tem várias zonas montanhosas, sendo o Pico de António, com 1392 metros de altura, o ponto mais alto do território. Assim, a ilha está pejada de vales profundos e tem uma costa cheia de recifes, entremeados por praias de areia. O clima é mais húmido nas zonas altas e mais árido nas zonas intermédias.

A economia da ilha é baseada na agricultura, que se desenvolve em vales, já que o resto da paisagem é muito desértica, assim como na pesca.

A capital, Praia, anteriormente conhecida por Praia de Santa Maria, tem cerca de 70 mil habitantes (2000) e fica no extremo sul da ilha. Anteriormente, a capital ficava situada na Cidade da Ribeira Grande (que hoje se chama Cidade Velha), a 15 km da Praia. Em 1462, foi estabelecida uma paróquia em Ribeira Grande, que, em 1533, passou a cidade - foi a primeira cidade fundada pelos portugueses em África. Na época, servia de entreposto de escravos e de base para aprovisionamento dos navios. A cidade entrou em decadência depois de ter deixado de ser entreposto de escravos e devido aos ataques constantes de piratas, nomeadamente de Francis Drake. Para além disso, por ficar situada junto a uma zona de pântanos, a cidade estava exposta a muitas doenças. Assim, os navegadores preferiam acostar no porto da Praia de Santa Maria. Assim, em 1769 a sede do governo foi transferida para a Praia, vila elevada a cidade em 1858.

No extremo norte da ilha fica a vila do Tarrafal, local onde existe a única praia de areia branca da ilha. No entanto, a vila é mais conhecida por ali ter funcionado uma colónia penal portuguesa, construída em 1936, que servia de campo de concentração para presos políticos.

A ilha de Santiago tem os seguintes municípios: Praia, São Domingos, Santa Catarina, São Salvador do Mundo, Santa Cruz, São Lourenço dos Órgãos, Ribeira Grande de Santiago, São Miguel e Tarrafal. E as freguesias de Nossa Senhora da Graça, Santíssimo Nome de Jesus, São João Baptista, Nossa Senhora da Luz, São Nicolau Tolentino, Santa Catarina, São Salvador do Mundo, Santiago Maior, São Lourenço dos Órgãos, São Miguel Arcanjo e Santo Amaro Abade.

 

Sâo Vicente

  

Ilha de Cabo Verde, São Vicente tem apenas 227 km2, com um comprimento máximo de 24 km e uma largura de 16km, mas apesar de ser uma das mais pequenas do arquipélago é a segunda mais povoada, com cerca de 67 800 habitantes (2000).

A sede da ilha, Mindelo, é a segunda cidade mais populosa de Cabo Verde, com cerca de 47 mil habitantes. A ilha de São Vicente tem apenas um concelho, com o mesmo nome, que inclui a ilha desabitada de Santa Luzia. Este concelho tem uma freguesia, Nossa Senhora da Luz.

São Vicente fica no grupo do barlavento, no noroeste do arquipélago, e está separada da ilha de Santo Antão pelo canal de São Vicente. O ponto mais alto da ilha, Monte Verde, tem 774 metros, e esta apresenta-se como sendo essencialmente plana, apesar da sua origem vulcânica.

A ilha, de aspecto árido, foi descoberta a 22 de Janeiro de 1462, precisamente no dia de São Vicente, o que lhe valeu o nome. Devido à escassez de água, demorou muitos anos a ser povoada e foi servindo como local de pasto para gado dos criadores da ilha de Santo Antão.

Apenas em meados do século XIX, começou a ser povoada depois de os ingleses terem lá instalado, no Mindelo, em 1838, um depósito de carvão para reabastecer os navios que percorriam o oceano Atlântico. Mindelo tornou-se assim, através do seu porto (Porto Grande), um ponto de encontro de marinheiros de diversas origens, o que fez da cidade um local cosmopolita. No início do século XX, perdeu alguma importância como porto de abastecimento quando o carvão passou a ser substituído pelo gasóleo como combustível.

 

Mindelo, actualmente com cerca de 50 mil habitantes, é bastante mais desenvolvida em relação às restantes cidades do arquipélago, ainda fruto do facto de Porto Grande continuar a acolher visitantes de todo o mundo, já que serve de escala transatlântica. Esta abertura facilita também o investimento externo e existe um parque industrial significativo, nomeadamente nas áreas das confecções, calçado e transformação de pescado.

O porto de mar é assim uma das principais fontes de receita de São Vicente, assim como a pesca e o turismo. Entre os principais atractivos turísticos de São Vicente estão as praias de areia branca da Baía das Gatas, Calhau e São Pedro.

Em São Vicente nasceram artistas como a cantora Cesária Évora, o musico Tito Paris e os escritores Corsino Fortes e Onésimo Silveira. Ainda a nível cultural destaca-se a realização anual, em Agosto, no Mindelo, do Festival de Música da Baía das Gatas.

 

 


Crie o seu site grátis Webnode