História

 

Cabo Verde é um arquipélago de ilhas de origem vulcânica, que foi descoberto pelos portugueses no século XV. Quando os primeiros portugueses chegaram, foram encontradas umas ilhas vulcânicas desabitadas, com abundante vegetação e um inacreditável mar azul.

1462 é a data que marca a historia como o ano da chegada dos primeiros colonos, embora não se descarte a hipótese de os árabes aqui terem chegado antes. O primeiro desembarque teve lugar na Ilha deSantiago, tendo então sido fundada a Ribeira Grande. Na sequênci da colonização, a economia começou a girar em torno das plantações de cana de açúcar.

À volta do século XVIII, a agricultura começou a decair e os cabo-verdianos começaram a emigrar para outros lugares.Angola, Moçambique, Brasil e Senegal foram os principais lugares escolhidos. Já no princípio do século XIX, o arquipélago decaiu ainda mais, tendo a fome e a corrupção sido os principais motivos.

No século XX, a história começou a ser mais favorével a Cabo Verde. Em 1951, Cabo Verde fazia parte dePortugal como Província do Ultramar, mas a sua ambição era maior. Alguns anos mais tarde, a Guiné (também portuguesa, nessa altura) e Cabo Verde fazem sentir os seus sentimentos independentistas, e em 1961 começou a guerrilha. Com a queda do regime colonial em 1974, Cabo Verde, conseguiu, como consequência, em 1975, a sua independências.

A primeira coisa que foi feita na sequência da Independência, foi a reflorestação das ilhas, diversas reformas agrárias, a expansão das zonas de floresta e a promoção da pesca para auto-abastecimento, uma vez que os longos períodos de seca impediam o crescimento da agricultura.

Na década de 80, as colheitas reduziram-se, a dívida externa era de cem milhões de dólares e a fome fazia com que o país dependesse da ajuda de países estrangeiros.

Em princípios dos anos 90, a situação pareceu melhorar. Os últimos anos da década de 80 e os primeiros da de 90 foram momentos de auto-abastecimento e de procura de soluções para os problemas, com planos de desenvolvimento que conseguiram florestar algumas zonas, conseguindo alimentos sem necessidade de recorrer às importações.

Foi em meados dos anos 90 que a palavra turismo começa a soar com alguma importância neste país, Em finais dos anos 90 e nos primeiros anos do novo milénio, começam a surgir diversas infra-estruturas, estradas, centros de saúde, investimentos privados, o que fez aparecer o actual Cabo Verde, um importante destino turístico, um arquipélago de sonho.


Crie o seu site grátis Webnode